Saúde

8 alimentos que ajudam a combater o estresse

8 alimentos para combater o estresse

Sob estresse – seja trabalho, estudo ou uma relação, os hábitos alimentares mudam substancialmente. Algumas pessoas perdem a fome quando estão sob estresse, enquanto outras tendem a comer demais – na maioria das vezes comidas gordurosas, açucaradas e “Junk Foods” (no Brasil, “porcaria” ou “besteira”). Sempre culpar o estresse por fazer más escolhas alimentares não é a abordagem correta. De fato, fazer as escolhas alimentares corretas ajudará a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e sua resposta emocional. Uma boa nutrição ajuda a equilibrar seus hormônios do estresse, aliviando o estresse e aumentando seu humor.

Aqui estão 8 alimentos que ajudam a combater o estresse.

Aveia: Sendo um carboidrato complexo, a farinha de aveia faz com que seu cérebro produza serotonina, uma substância química que faz bem a saúde. Serotonina acalma você e faz você se sentir bem. A aveia também é rica em beta-glucana, que ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue e também ajuda no controle de peso.

Nozes: As nozes ajudam a repor as reservas de Vitamina B que estão esgotadas no estresse. As vitaminas B ajudam-nos a gerir a resposta de luta ou fuga em situações de estresse. O potássio nas nozes também ajuda a manter a pressão sanguínea sob controle, reduzindo a pressão sobre o coração.

Salmão: Comer salmão regularmente tem sido associado a reduzir o risco de contrair depressão por causa dos ácidos graxos ômega 3 presentes nele. Pode reduzir o estresse e a ansiedade em indivíduos quando ingeridos até duas vezes por semana.

Folhas Verdes: As folhas verdes contêm folato que produz dopamina no cérebro. A dopamina está envolvida na regulação emocional do cérebro, mantendo você feliz. Além de folato, o magnésio nos verdes também ajuda a nos manter calmos.

Sementes: Sementes como sementes de girassol, sementes de linho, sementes de melancia, etc, têm benefícios redutores de estresse. Essas minúsculas usinas são ricas em magnésio que promovem um sistema nervoso saudável. Eles também estão cheios de triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina que ajuda você a se sentir calmo.

Abacates: Os abacates são ricos em vitaminas B, vitamina C e ácido fólico que aliviam o estresse. Eles também contêm potássio que ajuda naturalmente na redução da pressão arterial. Isso os torna um dos melhores alimentos para aliviar o estresse e a ansiedade.

Leite: O leite contém triptofano, um aminoácido essencial que é um precursor do neurotransmissor Serotonina. A serotonina é um produto químico “bom” conhecido por promover relaxamento e calma em uma pessoa. E o leite ingerido com outro carboidrato ajudará na absorção do triptofano.

Lentilhas e Feijões: Estar estressado pode ser prejudicial à sua saúde nervosa. Lentilhas e feijões são ricos em magnésio, folato e potássio, que ajudam a acalmar os nervos, reduzir a ansiedade e promover a saúde do cérebro.

Pesquisadores descobriram que comer uma dieta de alimentos processados, açucarados e gordurosos, aumenta as chances de estresse e depressão. Então, como regra geral, evite esses alimentos se você quer melhorar seu humor. Ter uma dieta saudável, não só ajuda na manutenção de um peso corporal saudável, mas também ajuda a manter os humores em ordem.

 

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