Beleza & Estética

O que é Flacidez? Quais os Tratamentos para Flacidez?

Blog da Cris - Tratamentos para flacidez

A flacidez é um fenômeno comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. A falta de tonicidade da pele ou do músculo faz com que o tecido fique frouxo, sem sustentação.

Há vários fatores que podem desencadear a flacidez. Desde maus hábitos alimentares, dieta pobre, fumar, fatores genéticos, sedentarismo (falta de exercício), obesidade e até a gravidez. Porém, não há um fator único e específico que seja responsável pela flacidez.

Existem 2 tipos de flacidez: o de pele (flacidez tissular) e de músculo. A flacidez de pele tem como característica a frouxidão do tecido, e podem surgir por vários motivos, como gravidez, excesso de sol, efeito sanfona e o envelhecimento natural. Já a flacidez muscular acontece principalmente pela falta de atividade física. Vale lembrar também que os dois tipos podem ocorrer juntos ou separados.

Os idosos com mais de 60 anos estão mais suscetíveis à flacidez. A partir dessa idade, o corpo tende a perder massa muscular e aumentar gordura, juntamente com a diminuição na reposição de colágeno e elastina (fibras responsáveis pela tonicidade da pele).

A flacidez de pele, também conhecida como flacidez tissular, atinge mais as mulheres em razão de fatores hormonais e de gestação, e também são mais frequentes após a menopausa.

Tanto para homens e mulheres, uma das principais causas da flacidez está ligada a falta de exercícios físicos. O sedentarismo faz com que as fibras musculares se atrofiem, facilitando a perda de massa muscular e o aumento do depósito gorduroso.

Além dos fatores já citados acima, pessoas que tiveram perda de peso rápido, efeito sanfona, se expõe ao sol em excesso (fotoenvelhecimento), fazem alimentação desbalanceada, também estão suscetíveis à flacidez.

Tratamentos para Flacidez

Atualmente existem diversos tipos de tratamentos para flacidez, desde dermocosméticos à tratamentos estéticos em clínicas especializadas. Confira a seguir, alguns tratamentos existentes no mercado.

Estimulação Russa

A Estimulação Russa é uma técnica de tratamento que utiliza uma corrente excitomotora de média frequência utilizada para fortalecer os músculos.

Para eficácia desse tratamento o paciente precisará se movimentar enquanto recebe os estímulos da Corrente Russa.

A Estimulação Russa surgiu na década dos anos 80 para ajudar os astronautas russos a combater a atrofia muscular causada por longos períodos dentro da estação espacial.

Radiofrequência

A Radiofrequência é um tratamento muito utilizado no combate à celulite, Tratamento para Flacidez (da face e do corpo) e redução de gordura.

O aparelho de Radiofrequência provoca oscilação das moléculas de água no corpo através de energia eletromagnética (correntes de alta frequência). Esta oscilação converte a energia eletromagnética em calor, gerando o aquecimento da camada mais profunda da pele e do tecido adiposo, e consequentemente, levando a contração e regeneração das fibras de colágeno, aumento da circulação e drenagem de fluidos e quebra do tecido adiposo (gordura) e fibroso.

Além de melhorar a celulite, o resultado desse tratamento resulta em pele mais firme e jovem.

O procedimento é indolor, sem cortes, não provoca hematomas e nem inchaços.

Carboxiterapia

A Carboxiterapia é um tratamento estético que consiste na aplicação subcutânea de gás carbônico (gás atóxico, anidro-carbônico) diretamente no tecido celular, promovendo a vasodilatação (melhora da circulação) e estimulando a queima da gordura através do catabolismo das triglicérides, atuando assim na diminuição da flacidez e também da celulite.

Os resultados já podem ser vistos a partir da quarta ou quinta sessão, e não há necessidade de repouso ou tratamento complementar após as sessões.

Criofrequência

A Criofrequência é um tratamento estético indolor que associa duas terapias em um único equipamento (Criolipólise + Radiofrequência Multipolar – mais potente que a convencional).

A base ultra congeladora resfria a epiderme atingindo uma temperatura em torno de -10°c e juntamente com a radiofrequência (de em média 60°) provoca um “choque-térmico”, promovendo a retração dos tecidos e um forte estímulo de elastina e colágeno, em outras palavras, um efeito lifting instantâneo não invasivo, seguro e eficaz.

Intradermoterapia – Aplicação de enzimas

A Intradermoterapia (Aplicação de enzimas) ou também conhecido por Mesoterapia, é uma técnica que consiste na aplicação de substâncias com ações farmacológicas na pele ou subcutâneo. A aplicação é feita com finas agulhas e a escolha do medicamento é feito pelo biomédico esteta de acordo com o objetivo do tratamento. Para a flacidez, são aplicadas substâncias que estimulam a formação de colágeno e elastina.

Essa técnica também pode ser utilizada no Tratamento de Gordura Localizada, Celulite e Estrias.

Laser CO2 Fracionado

O Laser CO2 Fracionado, é uma técnica de tratamento a laser, que quando aplicada, cria uma fina e espaçada microzona termal de lesão na camada mais profunda da pele, mas deixando áreas íntegras ao redor da lesão estimulando a produção de um novo colágeno.

Durante o tratamento com Laser CO2 Fracionado, uma parte do tecido permanece intacto, contribuindo assim, na cicatrização das áreas lesadas e curando as zonas danificadas com novas células.

O tratamento com Laser de CO2 Fracionado é indicado para: Tratamento para Flacidez, Tratamento de Rugas, Tratamentos de pele Fotoenvelhecida, Cicatrizes e Estrias Atróficas, Cicatrizes de Acne e Rejuvenescimento Facial.

Luz Intensa Pulsada

A Luz Intensa Pulsada (LIP), é uma tecnologia que emite uma energia direta em forma de luz com comprimentos de ondas variadas e tem como alvo a melanina (encontrado nos pelos e pele), vasos sanguíneos e o colágeno.

O calor gerado pela luz emitida em contato com a pele, produz uma lesão térmica, promovendo assim o rejuvenescimento, eliminação de pelos, vasos e clareamento de manchas.

É possível ver os resultados já na primeira sessão, com o mínimo de desconforto para o paciente, sendo estes resultados intensificados com mais sessões.

A Luz Intensa Pulsada é indicada para: Manchas, Depilação, Tratamento para Flacidez, Sardas, Melanose Solar, Rugas, Acne, Olheiras, Fotoenvelhecimento, entre outros.

Tratamento com Cremes

Atualmente existem diversos tipos de cremes para combater a flacidez e aumentar a firmeza do rosto. Os melhores cremes são os que contém uma substância chamada DMAE (abreviação de Dimetilaminoetanol) em sua composição.

A DMAE auxilia no aumento da produção de colágeno e age diretamente nos músculos da face, aumentando o tônus com efeito tensor, conferindo assim, um efeito de lifting natural.

Apesar da facilidade no uso de cremes, não é recomendado aplicar esse tipo de creme por todo o rosto de forma uniforme. Para obter uma melhor eficácia no combate a rugas e a flacidez, o correto é passar o creme respeitando as linhas dos músculos da face, como mostra a imagem.

 

 

Leia sempre a bula antes de fazer a aplicação do creme adquirido, bem como a forma de uso e a quantidade de aplicações diárias do produto.

Para Concluir

Apesar da diversidade de tratamentos disponíveis, tenha em mente que é mais fácil evitar do que combater a flacidez.

Mantenha sempre uma alimentação saudável, procure alimentos ricos em proteína e colágeno. Beba muita água. Pare de fumar. Deixe o sedentarismo de lado, praticando exercícios físicos regularmente, e antes de fazer qualquer tipo de tratamento, consulte o seu médico e escolha uma clínica de estética de sua confiança.

 

Deixe um comentário